DELEGATE novo inseticida para controlo da psila da pereira

Delegate é um novo produto inseticida que proporciona um controlo duradouro de um amplo espectro de importantes pragas em diversas culturas: lagartas de lepidópteros (bichado, capua, mineiras), coleópteros, insetos sugadores, tais como a psila da pereira e dípteros, como a Drosophila suzukii.

 

Combater as pragas com Fitofarmecêuticos e Agroquímicos

 

A LUSOSEM, consciente da problemática do difícil controlo da psila da pereira, Cacopsylla pyri, que afeta a rentabilidade da cultura e, apoiada na investigação do seu parceiro Dow Agrosciences, lançou na campanha de 2015 o DELEGATE, uma solução fitossanitária inovadora que promove um controlo eficaz e duradouro da psila e do bichado, com forte ação de choque e baixa toxicidade. Em 2016, obteve-se nova autorização excecional e espera-se o seu registro definitivo para a campanha de 2017.

Com a redução de matérias ativas disponíveis, tem sido observada uma crescente dificuldade no controlo da psila, tornando necessária a utilização de produtos com novos modos de ação e a alternância de diferentes modos de ação. Este cenário impõe que toda a fileira trabalhe em conjunto para garantir a perenidade das ferramentas disponíveis e atrasar ao máximo o aparecimento destas resistências. O DELEGATE, cuja substância ativa é o spinetorame, tem um novo modo de ação contra a psila da pereira, sem resistências cruzadas com outros grupos de inseticidas, pelo que se enquadra numa estratégia racional e sustentável para o controlo desta praga chave.

A Cacopsylla pyri é considerada uma praga chave na maioria dos países produtores de pêra.  A psila produz danos diretos através das picadelas de ninfas e adultos, mas mais importante é o dano indireto que a psila provoca: as ninfas excretam melada que mancha e necrosa as folhas, rebentos e frutos; sobre a melada desenvolve-se a fumagina que tinge de negro todas as zonas com melada.

 

Modo de ação


A substância ativa do DELEGATE é obtida por meio da modificação química dos spinosines L e J, derivados naturais da bactéria Saccharopolyspora spinosa. Este inseticida atua por ingestão e contato, combinando uma rápida ação de choque, com uma excelente persistência e ótima ação translaminar. O produto tem uma forte atividade inseticida e grande fotoestabilidade, aumentando assim a sua ação residual. É totalmente seletivo, com baixo impacto em insetos antocorídeos e baixa toxicidade para aplicadores, fauna e meio ambiente.

 

Dose e condições de aplicação


A dose de DELEGATE para controlo de Cacopsylla pyri em pereira é de 400g/hectare. Recomenda-se um máximo de duas aplicações por campanha, com um intervalo de 28 dias.  A primeira aplicação deve ser realizada no início das eclosões de segunda geração (controlo de bichado e psila) e a segunda aplicação no início da terceira ou quarta gerações do inseto. O intervalo de segurança em pereira é de sete dias. 

Com vista a prevenir o aparecimento de resistências, este produto deve ser alternado com produtos de diferentes modos de ação. Pode misturar-se com a maioria dos produtos usados em pereira.

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284