Lusosem demonstra performance das variedades LG no SaniMilho

A Lusosem apresentou os resultados da variedade de milho LG 30600, a três densidades de sementeira, no âmbito do projeto SaniMilho, que decorre na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche. O dia de campo decorreu a 28 de Setembro

 

Lusosem na SaniMilho

 

A Lusosem foi parceira, pelo terceiro ano consecutivo, do projeto SaniMilho, um protocolo de colaboração técnico-científica promovido pela Anpromis e pelo INIAV desde 2014, com vista à melhoria da cultura do milho.

Os ensaios da Lusosem decorreram num pivot instalado na Estação Experimental António Teixeira, visando comparar os resultados de três densidades de sementeira: 85.000, 95.000 e 105.000 plantas/hectare. 

«No caso da variedade LG 30600 não se registaram diferenças significativas no rendimento às densidades de sementeira mais baixas – 85 e 95.000/plantas/ha -, rondando os 60 milhões de grãos. O aumento da densidade para as 105.000 plantas/ha resultou em grão de peso específico mais alto e rendimento inferior por hectare (55 milhões grãos). O menor arejamento das plantas nesta densidade potenciou ataques de fungos (micotoxinas) nas maçarocas», explica António Cannas, responsável de Desenvolvimento da Lusosem para a cultura do milho, acrescentando que à densidade mais elevada o peso por 1.000 grãos baixa muito, o que é duplamente penalizador: menos grão por hectare e grão de menor calibre/peso.

 

Dia de Campo SaniMilho


O dia de campo SaniMilho contou com a participação de 180 pessoas, entre as quais representantes de 35 organismos do Estado, universidades, organizações de produtos e associações do setor dos cereais, que assinaram o protocolo de constituição e funcionamento do InovMilho-Centro Nacional de Competência para as Culturas do Milho e Sorgo. Os principais objetivos deste Centro passam pela elaboração de uma agenda de investigação para as culturas do milho e sorgo que sirva de orientação às políticas públicas, visando a promoção da competitividade desta fileira através do uso racional e mais eficiente dos fatores de produção. Segundo a Anpromis, que coordena o projeto em parceria com o INIAV, o InovMilho pretende contribuir para a avaliação dos parâmetros qualitativos e de rendimento industrial do milho nacional e apoiará os agricultores na seleção de variedades mais aptas à alimentação do efetivo leiteiro nacional. 

«A Lusosem apoia iniciativas que se traduzam em maior conhecimento técnico das culturas e que contribuam para melhorar o rendimento dos agricultores, em linha com o que já é prática no nosso Departamento de Desenvolvimento. Congratulamos a Anpromis e o INIAV pela criação do InovMilho, sobre o qual temos expectativas elevadas», remata Filipa Setas, responsável de Marketing e Desenvolvimento da Lusosem.

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284