Lusosem no 8º Colóquio Nacional do Milho

A Lusosem participou no 8º Colóquio Nacional do Milho, organizado pela Anpromis, em Ponta Delgada, nos Açores, a 18 e 19 de Fevereiro, onde estiveram reunidas mais de 300 pessoas para debater os desafios e oportunidades dos setores do milho e do leite.

 

8º Colóquio Nacional do Milho

 

Na sua intervenção, o Secretário Regional de Agricultura e Ambiente dos Açores, Luís Neto Viveiros, disse que «o milho é um fator de produção decisivo no sucesso nas explorações leiteiras açorianas», e defendeu que, apesar de os preços do leite à produção estarem em baixa na Europa, «devemos prosseguir o caminho da valorização, da inovação e da internacionalização e reduzir custos na exploração, de modo a reforçar a competitividade e a imagem de marca de qualidade aliada à origem Açores».

A área de milho nos Açores aumentou mais de 50% nos últimos anos, de 3.700 hectares para 11.000 hectares, em 2015, indicando o interesse crescente dos agricultores açorianos nesta cultura. A silagem de milho está na base de uma alimentação de qualidade do efetivo leiteiro da Região, constituindo-se como um fator redutor da dependência do exterior e dos custos de produção.

Os participantes do Colóquio puderam verificar in loco a realidade produtiva dos setores do milho e do leite em São Miguel, visitando algumas explorações leiteiras de referência na Região, no âmbito do programa de visitas técnicas organizado pela Anpromis, no dia 19 de Fevereiro. Foi possível constatar que nos Açores o leite provém de vacas felizes, alimentadas de verdes pastagens e milho de qualidade. 

 

Nova Direção Anpromis


Durante o Colóquio, a Anpromis reconheceu todo o empenho e dedicação do até então seu Presidente Luís de Azevedo de Vasconcellos e Souza, que durante mais de 20 anos, defendeu de forma incansável os interesses dos produtores nacionais de milho. O presidente cessante recebeu das mãos do Ministro da Agricultura, e em nome da Direção da Anpromis, uma lembrança simbólica de apreço pelo trabalho realizado. 

A Anpromis elegeu, entretanto, novos órgãos sociais para o triénio 2016-2018.  José Luís Alves Lopes, conhecido agricultor e produtor de milho no Ribatejo, é o novo presidente da  Direção desta associação. A Lusosem deseja aos novos dirigentes da Anpromis todo o sucesso na prossecução da sua importante missão. 

PRODUTOS

ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

CONTACTOS

Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284